Blog / Jornada de Saúde Mental

Comportamentos Dependentes – Vídeo

Jornada de Saúde Mental 17/01/2019

A dependência química está entre os transtornos mentais com maior incidência na população mundial. Dentro desse quadro, o tratamento precisa ir além da desintoxicação e buscar a raiz dos comportamentos dependentes, observando o que causa essa dependência, quais os gatilhos.

O tema “Comportamentos Dependentes” foi abordado pelo psicólogo Pablo Sauce durante a Jornada de Saúde Mental, partindo da seguinte pergunta: por que algumas pessoas desenvolvem comportamentos dependentes?

“Proponho avaliar se não deveríamos inverter essa questão e nos perguntar por que não somos todos dependentes, considerando que potencialmente temos a possibilidade de adquirir comportamentos dessa natureza. O que faz com que uma pessoa não caia na dependência? Proponho falar mais da conduta do que da substância, até porque existem comportamentos dependentes sem substâncias”, provocou Pablo Sauce, que propôs, também, uma reflexão sobre a época em que vivemos. “Estamos em um momento da autonomia, do livre-arbítrio, do direito de escolha; porém, nunca houve tantos sujeitos dependentes como agora”, pontuou.

Assista ao vídeo completo

 

Fatores de interferência

O psicólogo destacou que, para avaliar o que causa o comportamento dependente, é preciso olhar para três fatores. A questão biológica ou genética (fator somático), a interferência sociocultural ou fator ambiental, e o psicológico, subjetivo, ou fator mental. É a interação desses três fatores que sustenta o comportamento.

“Não adianta irmos atrás do objeto da dependência pois podemos, a todo tempo, acrescentar algo nesta lista. Temos comportamentos dependentes relacionados às substâncias, ao ato de comer, às compras, ao jogo, e diversos outros. O que caracteriza a compulsão são elementos como o imediatismo, uma vontade que se impõe e a impossibilidade de não obter satisfação. Isso leva ao recuo do confronto com a insatisfação da realidade externa, fazendo a pessoa se entrincheirar na realidade psíquica, apoiada em um ou outro objeto de satisfação. Somos capazes de escolher a dor e até a morte em nome de uma satisfação, e a dependência nos mostra isso”, alertou o especialista.

SAIBA MAIS SOBRE COMPORTAMENTO DEPENDENTE

 

Jornada de Saúde Mental

Com o tema “Abordagens Terapêuticas no tratamento dos Transtornos Mentais”, a Jornada de Saúde Mental, promovida pela Holiste, ocorreu em outubro, em Salvador, e abordou questões relacionadas ao trabalho multidisciplinar no tratamento em Saúde Mental.

O evento contou com a intensa participação de profissionais e estudantes da área que, durante dois dias, debateram sobre psicologia, psicanalise, psicopedagogia, terapia ocupacional, nutrição e acompanhante terapêutico no tratamento dos transtornos mentais.

Comentários

Inscreva-se para receber conteúdo sobre Psiquiatria e Saúde Mental

Cadastrar