Blog / Centro de Estudos Holiste

Victor Pablo e André Dória | Encontros Holiste

Centro de Estudos Holiste 20/01/2017

Os transtornos de personalidade será o tema discutido por Victor Pablo e André Dória no Encontros Holiste que acontece 15 de fevereiro. O Encontros Holiste é um evento gratuito voltado para familiares que lidam com pacientes com transtornos mentais.

O evento acontece às 19h no auditório da Holiste Psiquiatria em Pituaçu.  Vagas limitadas, inscreva-se no site.

 

 

LIDANDO COM O TRANSTORNO DE PERSONALIDADE

Os transtornos de personalidade são aqueles onde os traços emocionais e comportamentais de um indivíduo são muito inflexíveis e mal ajustados. Esse comportamento prejudica a adaptação do indivíduo às situações que enfrenta, causando a ele, e as pessoas próximas a ele, muito sofrimento.

 “Nascemos com um temperamento em determinada época, lugar e núcleo familiar. Absorvemos experiências da vida com intensidades particulares. Somos estimulados a adquirir habilidades de enfrentamento social e um sistema de valores das nossas ações. Esse processo acaba construindo um modo muito particular de reagir aos estímulos do mundo e das pessoas a nossa volta. A isso damos o nome PERSONALIDADE. Todos podemos ter traços paranoides, medrosos, dramáticos, dependentes, liderastes, explosivos, excêntricos, desafiantes, isolacionistas, perfeccionistas e narcísicos”

“Lidando com o Transtorno de Personalidade” será o tema discutido por Victor Pablo, psiquiatra, onde irá falar sobre as formas de lidar os sintomas e contribuir para a melhora do paciente.

“Os transtornos de personalidade se destacam pela dificuldade de adaptação às demandas sociais, levando a um isolamento quase irreversível. Os primeiros sintomas e sinais dessas condições podem começar durante a adolescência. Ninguém é culpado, mas os elementos familiares e o paciente devem ser chamados ao compromisso para a mudança lenta dos comportamentos desadaptativos, através do mapeamento dos eventos críticos e como as reações emocionais podem ser moduladas”, explica Dr. Victor Pablo.

 

A RESPONSABILIZAÇÃO DO INDIVÍDUO

O psicólogo André Dória irá abordar o tema “Capricho ou doença? ”, onde ele discutirá sobre o entendimento da doença, comportamento e responsabilização.

“Essa é uma pergunta comum por parte de familiares com diagnóstico de transtorno de personalidade e/ou transtorno bipolar do humor.

 Ao mesmo tempo, vivemos uma época de proliferação de diagnósticos psiquiátricos, dos quais, por muitas vezes, as pessoas podem se servir como uma forma de não  se responsabilizar por suas condutas, ampliando as dúvidas e desafios na convivência com o familiar com estes diagnósticos”, explica o psicólogo.

 

OS TRANSTORNOS DE PERSONALIDADE

Os transtornos de personalidade são um grupo de doenças cujo os sinais e sintomas variam muito de acordo com o tipo.

Existem diversos tipos diferentes de transtornos de personalidade. Os principais são:  Transtorno de personalidade antissocial, Transtorno de personalidade dependente, Transtorno de personalidade esquiva (ou de isolamento), Transtorno de personalidade esquizoide, Transtorno de personalidade esquizotípica, Transtorno de personalidade histriônica, Transtorno de personalidade limítrofe (Borderline), Transtorno de personalidade narcisista, Transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva, Transtorno de personalidade paranoide.

 

ENCONTROS HOLISTE

O terceiro evento do ENCONTROS HOLISTE acontece no dia 14 de dezembro às 19h, no auditório da Nova Sede da Holiste, na Rua Marquês de Queluz, 353, Pituaçu.

As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas.  Inscreva-se no site encontros.holiste.com.br.

O Encontros Holiste é um ciclo de eventos voltado para cuidadores e familiares de pessoas que lidam com transtornos mentais, além de profissionais da área de saúde que desejam maiores informações sobre a área de psiquiatria e saúde mental.

Os eventos acontecem a cada dois meses.  Nossos profissionais realizam palestras curtas com informações e orientações sobre como lidar com indivíduos que sofrem com doenças mentais.

 

Comentários

Inscreva-se para receber conteúdo sobre Psiquiatria e Saúde Mental

Cadastrar