Blog / Notícias

TRANSTORNOS MENTAIS: DIAGNÓSTICO PRECOCE BENEFICIA TRATAMENTO

Notícias 22/05/2019
Dra. Livia Castelo Branco fala sobre a importância do diagnóstico precoce.

A psiquiatra da Holiste, Livia Castelo Branco falou sobre a relevância do diagnóstico precoce na saúde mental, durante entrevista concedida à TVE, destacando a importância de buscar ajuda quando se percebe que algo não está dentro da normalidade.

Muitos gatilhos podem desencadear doenças mentais, passando pela genética e por acontecimentos estressantes que ocorrem ao longo da vida. A dificuldade em se identificar e tratar essas patologias inclui o preconceito e a falta de esclarecimento sobre o tema. Por isso mesmo, campanhas de conscientização sobre os transtornos mentais, bem como entrevistas com profissionais da área são de fundamental importância para que cada vez mais pessoas consigam identificar os sintomas e busquem ajuda especializada.

“Muitos fatores podem estar associados aos transtornos mentais, como genética, personalidade e fatores ambientais. O diagnóstico precoce é tão importante quando o tratamento correto de cada paciente”, destacou.

Assista à reportagem completa:

O que fazer?

Livia salientou que a genética é um fator que não pode ser alterado, os estressores ambientais fazem parte da vida, então, o que se pode fazer é adotar hábitos saudáveis que contribuam na prevenção dos transtornos.

“A atividade física, por exemplo, contribui muito na prevenção desses estresses, assim como o acompanhamento psicológico, que ajuda a pessoa a lidar melhor com seus problemas. Também é preciso ficar atento aos sintomas que aparecem, tanto em si mesmo, quando nos outros, pois muitas vezes pode-se ajudar alguém a perceber que precisa de ajuda”, destaca a psiquiatra.

Comentários

Inscreva-se para receber conteúdo sobre Psiquiatria e Saúde Mental

Cadastrar