Imagem Destacada - Suicídio setembro amarelo

O ato suicida é definido como qualquer ação cometida com a intenção de pôr fim à própria vida. Antes de chegar ao ponto de atentar contra a própria vida, o indivíduo passa pelo estágio da ideação suicida, um momento de angústia e sofrimento desesperadores aos quais o indivíduo se mostra incapaz de lidar, vendo no suicídio a única maneira de dar fim à sua dor.

O suicídio é uma das 10 maiores causas de morte em todo mundo. Segundo a OMS, o número de suicídio supera a soma de mortes causada por homicídios, acidentes de trânsito, guerras e conflitos civis ao ano. No Brasil, acredita-se que ocorram 32 mortes por suicídio ao dia.

Transtornos mentais – transtorno bipolar, psicoses, depressão, esquizofrenia, além do abuso de álcool e drogas – estão ligados a 90% das tentativas de suicídio. Não se deve encarar o suicídio como uma falha de caráter; é um problema de saúde, um sintoma da gravidade de uma doença psiquiátrica que deve ser abordado de forma ética, profissional e terapêutica.

PREVENÇÃO E TRATAMENTO

Quando se fala em tratamento do comportamento suicida, presume-se que exista o desenvolvimento de algumas etapas para que se chegue ao ato. Tratar as patologias psiquiatras de base é fundamental para prevenir que a doença evolua para uma tentativa de suicídio. Tratando a doença, a ideação suicida desaparece.

Mas a primeira etapa do tratamento é, com certeza, abordar o tema. É sempre difícil falar sobre suicídio; porém, não fazê-lo só aumenta o tabu, dificultando a identificação do paciente potencialmente suicida e o seu encaminhamento ao especialista.

Não se fala tanto sobre o tema porque tem-se a falsa ideia de que falar sobre ao assunto pode induzir a realização do ato, quando o contrário é mais verdadeiro. Precisa-se falar sobre o suicídio, sobre os problemas que levam ao ato. É importante que o assunto esteja presente nas conversas das pessoas e saia da esfera do tabu e do preconceito, tonando esse diálogo um meio de prevenção.

SETEMBRO AMARELO

Desde 2014 o Brasil conta com uma campanha de conscientização sobre o suicídio: o Setembro Amarelo. A campanha tem o objetivo de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo, suas formas de prevenção e a importância de se falar sobre o tema.

Como parte das nossas ações do Setembro Amarelo, reunimos diversos conteúdos elaborados por nossos profissionais – psiquiatras e psicólogos – abordando o assunto, trazendo mais informações que auxiliem na prevenção e tratamento do suicídio.

ENTENDENDO O SUICÍDIO

Nossos profissionais explicam sobre o suicídio nos conteúdos reunidos nesta página. Dê o primeiro passo para o tratamento, entenda e converse sobre o assunto.

Entendendo o Suicídio | Desmistificando a Saúde Mental – Holiste Psiquiatria
Radicalismo Político e Transtorno Mental | Luiz Fernando Pedroso
A Baleia Azul e o Suicídio Juvenil | Entrevista Dr. Victor Pablo

Blog

ver mais postagens +