Blog / Suicídio

Suicídio é tema de debate em Cachoeira(BA)

Suicídio 30/07/2018

 “Inexistência, cultura, suicídio” foi o título do evento promovido pela UFRB (Universidade do Recôncavo da Bahia) que reuniu estudantes e a comunidade para falar sobre temas como a saúde mental e o suicídio.

A Holiste esteve representada pela psicóloga Caroline Severo e o psiquiatra Victor Pablo, que participaram do debate interdisciplinar junto com o sociólogo Antônio Mateus Soares e o do antropólogo Wilson Penteado.

O suicídio é um ato de extremo desespero, sendo uma das 10 principais causas de morte em todo mundo, e estima-se que ocorram 32 mortes por suicídio ao dia no Brasil. Em 2016, a Bahia registrou oficialmente 412 casos de suicídio – ou seja, mais de uma morte por dia.

“O suicídio ainda é um problema pouco abordado diante dos danos que gera. Entre o tabu de que falar deste assunto gera mais suicídios e o preconceito fruto do desconhecimento da gravidade do ato, o crescimento dos casos recentes chamam mais uma vez para a necessidade de se abordar este tema”, explica a psicóloga Caroline Severo.

O psiquiatra Victor Pablo completa destacando a importância da importância da informação e do diálogo como forma de prevenção do suicídio.

“Muitas vezes a pessoa não quer, necessariamente, morrer, mas dar fim ao sofrimento. Ou seja, não é algo racional, sobre o qual ela pensa. Esse tipo de suicídio é possível de prevenir, uma vez que os pacientes que se encontram nesse estágio sempre dão algum tipo de recado. Eles sinalizam”.

O evento, idealizado pelo sociólogo Mateus Soares, foi aberto ao público e reuniu mais de 300 pessoas na cidade histórica de Cachoeira (BA), no dia 25/07.

SAIBA MAIS  NO VÍDEO: ENTENDENDO O SUICÍDIO

Confira as fotos do evento.

 

Comentários

Inscreva-se para receber conteúdo sobre Psiquiatria e Saúde Mental

Cadastrar