Blog / Centro de Estudos Holiste

Sexualidade com Paula Dione e Lara Cannone | Encontros Holiste

Centro de Estudos Holiste 02/01/2019

A sexualidade influencia pensamentos, sentimentos, ações, relações e, por isso, afeta tanto a saúde física quanto a mental.

Sintomas como redução da libido, ejaculação precoce, dificuldade de ereção, desejo sexual excessivo, preferências sexuais não compreendidas e identificação de si mesmo com um gênero diferente do que lhe foi atribuído ao nascer  podem ser fontes de sofrimento psíquico para o indivíduo. Em alguns casos, esses problemas evoluem para quadros de depressão, ansiedade, transtorno de personalidade, entre outros.

Sexualidade é o tema do primeiro Encontros Holiste de 2019, com as palestras da psiquiatra Paula Dione e da psicóloga Lara Cannone, que irão abordar os comportamentos e tratamentos dos distúrbios ligados à sexualidade.

O Encontros Holiste é um evento gratuito, voltado para familiares e cuidadores de pessoas com transtornos mentais, e acontece no dia 30 de janeiro (quarta), às 19h, no auditório da Holiste (Pituaçu). As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas no site encontros.holiste.com.br .

Encontros Holiste

 

AMPLIANDO O DEBATE

A sexualidade é um aspecto natural da vida, que pode nos trazer bem-estar e satisfação. No entanto, apesar dos muitos avanços ocorridos nos últimos anos, esse tema ainda é cercado de tabus, mitos e controvérsias, e muitas vezes o que poderia ser fonte de prazer acaba se tornando gatilho para o sofrimento e o adoecimento.

Para abordar esse tema, é preciso considerar que a sexualidade tem sido um campo de disputa moral, ética e científica, e que todas essas influências repercutem na forma como os sujeitos a vivenciam. Além disso, a sexualidade não se manifesta da mesma forma para todos (as) – cada indivíduo tem suas preferências e particularidades.

Para ampliar o debate em torno do tema e estimular a busca por orientação e tratamento especializado, a psiquiatra Paula Dione irá realizar a palestra “Mitos e Tabus”.

“Se determinado comportamento ou funcionalidade ligados ao sexo está trazendo algum tipo de desconforto ou de incômodo, a ideia é que o indivíduo fale sobre o assunto. Nosso papel, enquanto profissionais, é ir além de encontrar uma explicação ou um diagnóstico, mas acolher e cuidar da pessoa em sofrimento”, destaca a psiquiatra.

 

FORTALECENDO A SAÚDE MENTAL

Ainda existe, no imaginário coletivo, a ideia que a sexualidade só se relaciona com as sensações de prazer. Por isso, quando há um desconforto envolvido ao tema, é comum que as pessoas omitam o fato, seja por desconhecimento ou vergonha, o que só contribui para que esse sofrimento vá se ampliando com o passar do tempo, trazendo prejuízos significativos para sua qualidade de vida.

“O momento de procurar a psicoterapia” é o tema da palestra da psicóloga Lara Cannone.

“Tendo em mente que a sexualidade pode interferir na autoestima e nas relações interpessoais, saber identificar o momento de buscar ajuda profissional é um caminho importante para uma vida saudável. A psicoterapia é um instrumento de fortalecimento da saúde mental, e nessa palestra será possível discutir os ganhos de cuidar da sexualidade em contexto psicoterápico”, explica a psicóloga.

SAIBA MAIS SOBRE O NÚCLEO DE SEXUALIDADE DA HOLISTE

Comentários

Inscreva-se para receber conteúdo sobre Psiquiatria e Saúde Mental

Cadastrar