Consultas e informações

Central de
atendimento:
(71) 3082-3611

Internação para Terceira Idade

A Holiste oferece um espaço de internação psiquiátrica desenvolvido especialmente para o tratamento da pacientes psiquiátricos idosos.

Além  disso, conta com um Núcleo da Terceira Idade, composto por uma equipe multidisciplinar especializada no cuidado desse público.

O processo de envelhecimento, embora difícil para alguns, é algo que acontece naturalmente, trazendo algumas mudanças. Dessa forma, diversos transtornos mentais de intensidade leve à moderada, que até então não haviam sido detectados, podem se agravar.

A Internação Psiquiátrica é recomendada para alguns casos mais graves, nos quais é preciso realizar um cuidado e observação mais intensivos. Porém, é necessário levar em consideração as necessidades e as limitações específicas do idoso.

 

“O aumento da longevidade dos indivíduos nas últimas décadas e a previsão do envelhecimento das populações aumentam a importância de se discutir a saúde mental do idoso.”
Sandra Simon Siqueira – Diretora Técnica da Holiste

 

Uma Estrutura Planejada para as necessidades da Terceira Idade

A Holiste conta com a mais moderna estrutura de internação psiquiátrica do Norte-Nordeste, oferecendo um espaço exclusivo e planejado para lidar com as necessidades específicas de pacientes idosos com transtornos mentais.

  • Apartamentos com acomodações adaptadas para idosos
  • Climatizados, com TV a cabo e banheiros adaptados
  • Atividades físicas orientadas por educador físico e fisioterapeuta
  • Academia, Quadra Poliesportiva, Hidroginástica
  • Refeições supervisionadas por nutricionista Espaços de convivência e áreas verdes
  • Sala de estar, salão de beleza e praças ao ar livre
  • Salas e atividades terapêuticas pensadas especificamente para o público idoso
  • Musicoterapia, Arteterapia e Terapia Ocupacional

 

Projeto Terapêutico Individualizado e Equipe Multidisciplinar

Todo tratamento é realizado por uma equipe multidisciplinar, formada por psiquiatras, psicólogos, terapeuta ocupacional, musicoterapeuta, arteterapeuta, educador físico, fisioterapeuta, nutricionista e enfermeiros. Além de especialistas em saúde mental, os profissionais possuem grande experiência no cuidado de idosos.

A equipe avalia o paciente e traça um plano terapêutico individualizado, baseado em suas necessidades. O plano inclui, além do acompanhamento psiquiátrico e medicamentoso, uma rotina composta por diversas atividades terapêuticas, todas com objetivos e propósitos bem definidos.

Essas atividades fazem parte de uma estratégia de intervenção que visa a diminuição dos sintomas, aumento da autonomia e da capacidade funcional. Atividades lúdicas, expressivas,que utilizam a arte, música, dança, leitura, desenho e pintura para estimular a cognição dos pacientes, são alguns exemplos das atividades realizadas.

 

Estímulo à Convivência e ao Diálogo

Atividades externas também fazem parte do tratamento. Idas a cinemas, teatros, museus, restaurantes, feiras de artesanato, shoppings, clubes, entre outros lugares, estimulam o paciente idoso a lidar com suas di culdades, estreitar laços com o mundo externo, resgatar memórias e exercer sua cidadania, ressigni cando essa fase da vida e criando novas perspectivas.

“A equipe desenvolve um trabalho voltado para o estabelecimento de um vínculo de confiança com o paciente, e para intervenções que proporcionem ao idoso uma maior autonomia, a m de que ele possa conviver e se desenvolver como sujeito criativo no seu meio social, apesar dos seus limites e dificuldades.”
Michelle Campos – Terapeuta Ocupacional e Coordenadora do Núcleo de Terceira Idade da Holiste

 

A Internação Psiquiátrica

A Internação Psiquiátrica é um importante recurso no tratamento de crises. Trata- se de uma poderosa ferramenta terapêutica para a contenção e o manejo dos pacientes em momentos de manifestação aguda da doença.

Além de proteger o próprio paciente, sua família e terceiros dos comportamentos destrutivos causados pela doença, o uso competente e adequado da Internação Psiquiátrica pode fazer a diferença entre o abandono e o tratamento. Este serviço é indicado para a abordagem das alterações comportamentais que envolvam risco de agressão, risco de suicídio e resistência patológica em aderir ao tratamento.

Por se tratar de um ato médico, a Internação Psiquiátrica só pode ser indicada e assistida por um profissional qualificado. É um procedimento de alta complexidade, que exige um lugar adequado com ambiência terapêutica, monitoramento intensivo da conduta 24 horas por dia e assistência multidisciplinar por uma equipe capacitada para lidar com as in nitas variáveis da mente humana.

 

Estrutura da Internação

A Holiste possui leitos para internação em regime de tempo integral, em uma estrutura de Semi-UTI Psiquiátrica com segurança física, clínica e ambiência terapêutica, onde o paciente ca sob nossos cuidados e responsabilidade 24 horas por dia.

 

Inscreva-se para receber conteúdo sobre Psiquiatria e Saúde Mental

Cadastrar