Consultas e informações

Central de
atendimento:
(71) 3082-3611

Internação Infantojuvenil

Jovens – crianças ou adolescentes – também estão sujeitos ao adoecimento mental.  Pode-se dizer que jovens são biologicamente mais vulneráveis que adultos, pois suas estruturas cerebrais ainda estão em formação, inclusive aquelas responsáveis por regular o humor e controlar comportamentos impulsivos. Outras questões ligadas a saúde mental também estão em desenvolvimento, como a capacidade de lidar com frustações, tornando-os mais suscetíveis ao desenvolvimento de ansiedade e estresse crônico.

De qualquer forma, a infância e a adolescência são fases de grandes mudanças corporais e de formação da personalidade do indivíduo. É muito comum verificarmos bruscas alterações comportamentais nesse período, e a maioria delas está dentro da normalidade.  Mas, quando essas alterações comportamentais, emocionais ou de desenvolvimento passam a causar sofrimento e prejuízo na vida desse jovem, pode ser o momento de buscar a ajuda de um especialista.

 “Quanto mais cedo você inicia o tratamento do transtorno mental, menos danos ele vai causar. A maioria dos transtornos mentais presentes nos adultos se inicia na juventude. É muito comum a correlação entre um sofrimento na infância e um transtorno na idade adulta.  Por isso não devemos negligenciar o cuidado na infância e adolescência, pois além de crianças e adolescentes mais saudáveis, com o tratamento precoce teremos adultos mais saudáveis”

Mateus Freire, psiquiatra do Núcleo InfantoJuvenil da Holiste.

 

O tratamento dos transtornos mentais em jovens envolve, em sua maioria, o acompanhamento psiquiátrico e psicológico em consultório. Porém, nos casos onde o sofrimento é intenso e o indivíduo coloca em risco a sua própria vida, se faz necessária uma intervenção mais contundente, através da internação psiquiátrica.

INTERNAÇÃO PSIQUIÁTRICA

A Internação Psiquiátrica é um importante recurso terapêutico no tratamento das crises. Trata-se de uma poderosa ferramenta terapêutica para a contenção e o manejo dos pacientes, em momentos de manifestação aguda da doença, com o objetivo de proteger o próprio paciente, sua família e terceiros dos comportamentos destrutivos causados pelo transtorno mental.

Trabalhamos com um modelo de internação breve, focada na recuperação funcional do indivíduo, com o intuito de acolher, proteger e trabalhar limites.  O objetivo final sempre será integrar a pessoa, e não de segregá-la.

SAIBA MAIS SOBRE A INTERNAÇÃO PSIQUIÁTRICA

ESTRUTURA DE INTERNAÇÃO DA HOLISTE

A Holiste oferece uma das mais modernas estruturas de internação psiquiátrica do Brasil.  Apartamentos para internação em regime de tempo integral, estrutura de Semi UTI Psiquiátrica com segurança física, clínica e ambiência terapêutica, onde o paciente fica sob nossos cuidados e responsabilidade 24 horas por dia.

Os apartamentos são equipados com ar condicionado e TV a cabo. Nos espaços de uso comum, há salas de convivência e relaxamento, sala de TV, arteterapia, academia de ginástica, quadra poliesportiva, Spa com hidromassagem, sauna, salão de beleza e sala de massagem. Ao ar livre, a piscina com raia torna o ambiente leve e agradável.

Na internação, o jovem é inserido em um contexto de convivência, com uma rotina de cuidados médicos e terapêuticos realizado por uma equipe multidisciplinar, com diversas formas de estímulos – musicoterapia, arteterapia, terapia ocupacional e grupos de fala –  respeitando sempre a individualidade de cada paciente.  Além disso, são realizados acolhimento e orientações para que os familiares possam lidar da melhor forma possível com esse momento delicado.

SAIBA MAIS SOBRE A ESTRUTURA DE INTERNAÇÃO NA HOLISTE

 

NÚCLEO INFANTOJUVENIL HOLISTE

O Núcleo InfantoJuvenil da Holiste conta com uma equipe experiente no trabalho com crianças e adolescente, formada por psiquiatras, psicólogos, psicopedagogos, arteterapeutas e musicoterapeutas, oferecendo uma abordagem completa que se ajusta às demandas dos diferentes quadros.

Além da Internação, as consultas do Núcleo InfantoJuvenil são realizadas em consultórios planejados e ambientados especialmente para o atendimento desse público, equipados com instrumentos lúdicos que servem de apoio ao trabalho terapêutico, ajudando os pacientes a se expressarem e permitindo que os profissionais observem os comportamentos das crianças e dos adolescentes.

Todo o trabalho envolve a família, proporcionando um maior entendimento sobre sua dinâmica e padrão de relacionamento.

SAIBA MAIS SOBRE O NÚCLEO INFANTOJUVENIL NA HOLISTE

 

Inscreva-se para receber conteúdo sobre Psiquiatria e Saúde Mental

Cadastrar