Residência Terapêutica

Residência Terapêutica

A Residência Terapêutica da Holiste oferece um espaço de moradia assistida, com suporte de caráter multidisciplinar, cuidados 24h e atividades que estimulam sua autonomia.

Quando não tratados, diagnosticados tardiamente ou de maneira equivocada, os transtornos mentais possuem grande chance de se tornarem doenças crônicas. Nesse estágio, as medicações e as psicoterapias apresentam uma eficácia limitada, e o paciente já não consegue usufruir de uma autonomia plena.

A proposta do trabalho da Residência Terapêutica  possibilita que o paciente crônico volte a ter um papel mais ativo em sua própria vida, assumindo o protagonismo de sua história, alcançando dimensões mais amplas que o permitam suprir suas necessidades reais, melhorando seu relacionamento com a sociedade e com sua família.

 

Residência Terapêutica

A Residência Terapêutica da Holiste é um espaço de moradia assistida para portadores de doenças mentais crônicas com dificuldades de reinserção sócio familiar.

Trata-se de um trabalho de natureza psicossocial, que atua de forma conjunta ao acompanhamento psiquiátrico e objetiva manter a estabilidade psíquica dos pacientes. Dessa forma, é possível melhorar sua qualidade de vida, ampliar sua autonomia, sua capacidade de adaptação e convivência social, auxiliando na reconstrução e preservação dos vínculos familiares.

Oferecemos suporte técnico multidisciplinar 24 horas.

 

A quem se destina

O serviço é indicado para pacientes com transtornos mentais em estado crônico, apresentando comportamentos e papéis sociais disfuncionais e em caráter persistente, que comprometem, de forma prolongada ou definitiva, sua autonomia, sua capacidade produtiva e de relacionamento social.

A cronicidade da doença mental envolve prejuízos cognitivos e afetivos de forma perene, comprometendo o desempenho global do paciente, que passa a ter dificuldades em executar as tarefas mais simples do seu dia a dia, bem como em manter sua individualidade, sua autonomia e seus laços familiares e sociais. É um quadro de difícil manejo que, se não cuidado e protegido adequadamente, pode levar à segregação, exposição às drogas e a outras formas de violência social.

A admissão do paciente na Residência Terapêutica se dá mediante a indicação do seu médico psiquiatra e da avaliação da nossa equipe técnica. Tem como critérios o nível de comprometimento clínico, psíquico e social do indivíduo, seu grau de autonomia e características disfuncionais relativas à vida diária e à convivência familiar.

A partir dessa avaliação, elabora-se um plano terapêutico individualizado, sempre atento às aptidões e limites do paciente.

Projeto Terapêutico

Os residentes participam de várias atividades de natureza física, psicológica e social, que visam estimular sua autonomia na realização das tarefas diárias, na organização de rotinas e na assunção de responsabilidades.

Os objetivos são definidos de acordo com a individualidade de cada um, envolvendo: administração e organização do seu espaço, pactos com relação à higiene pessoal, hábitos de compra de necessidades pessoais, atenção à saúde física, estabelecimento de objetivos e metas de vida, lazer e atividades externas que façam parte do seu plano terapêutico.

Os atendimentos, tanto individuais quanto em grupo, também abordam a importância das ações e projetos da Residência Terapêutica como apoio às suas relações com o mundo.

Trabalho com a Família

As estratégias de cuidado e proteção são construídas junto com a família responsável. Desenvolvemos atividades de integração e convivência entre o paciente e suas referências afetivas, em especial seus familiares, para a reconstrução e fortalecimento dos vínculos, geralmente abalados pelo transtorno mental, entendendo sempre os limites de ambas as partes.

“A realização desse projeto atende ao desafio de olhar o paciente para além da medicina, pois, apesar de sua doença, o nosso foco são as suas necessidades e desejos enquanto pessoa, que vão dos mais elementares cuidados básicos às suas demandas por atenção, cuidado e interação social”.

Sandra Simon Siqueira - Diretora Técnica Holiste

O dia a dia na Residência Terapeutica

As atividades realizadas na Residência Terapêutica contemplam três aspectos básicos:

  • 1
    Físico

    Estimulação de hábitos saudáveis, que incluem a prática de atividade física, respeitando os limites físicos de cada um. Ademais, são oferecidas atividades terapêuticas corporais, com o intuito de estabelecer novas formas de expressão e criatividade e, assim, auxiliar no cuidado com o corpo.

  • 2
    Psicológico

    Atendimentos psicológicos individuais e em grupo para estimular o amadurecimento emocional de cada um, o conhecimento dos seus limites e possibilidades, e a superação das repetições sintomáticas de comportamentos disfuncionais.

  • 3
    Social

    Incentivo à autonomia, responsabilidade e participação social, através de atividades cotidianas de atendimento das necessidades básicas da vida, participação em eventos coletivos e programas de lazer. Esse trabalho é realizado principalmente através de atividades externas, como idas a supermercados, cinemas, teatros, museus, etc.

“Um dos pontos importantes do nosso trabalho é estimular o paciente a falar sobre si mesmo, indo além de sua doença. Discutimos temas abrangentes que levam a uma reflexão sobre o seu cotidiano, sua vida, seus laços afetivos, estimulando sua capacidade de se relacionar com os outros, de manter sua autoestima, respeitando sua singularidade”.

Caroline Severo - Psicóloga e Coordenadora da Residência Terapêutica

“Todo o trabalho é construído com o paciente e sua família, que são parceiros e agentes do cuidado, compartilhando responsabilidades com a equipe”.

Isabel Castelo Branco - Acompanhante Terapêutica e Coordenadora da Residência Terapêutica

Equipe Multidisciplinar

A Residência Terapêutica conta com uma equipe multidisciplinar especializada em saúde mental, que oferece assistência psiquiátrica, clínica e psicológica, fisioterapia, terapia ocupacional, acompanhante terapêutico, nutricionista e enfermagem 24 horas.

71 3082 3611 contato@holiste.com.br

Como chegar

Rua Guillard Muniz, 359 - Pituba, Salvador - BA, 41810-110, Brasil Ver mapa