Blog / Notícias

ORGANIZAÇÃO X PRODUTIVIDADE DO TRABALHO

Notícias 21/05/2019

Em entrevista ao programa Band Mulher, Cláudio Melo, psicólogo da Holiste, falou sobre a importância da organização na rotina profissional para o aumento da produtividade.


Sucesso profissional é sinônimo de organização e produtividade. É comum nos depararmos com um profissional bem-sucedido e nos perguntarmos como ele chegou lá. O que muita gente não percebe é que para se obter sucesso, independente da área de atuação, é fundamental desenvolver a organização para alavancar a produtividade.

 

DEFININDO PRIORIDADES

Ter muitos compromissos é algo que faz parte da vida de qualquer profissional bem-sucedido, mas cuidado: não dá para abraçar o mundo e querer realizar tudo de uma vez. A chave é definir prioridades, o caminho a ser seguido e o tempo em que pretende alcançar seu objetivo.

Comece enumerando todos os seus afazeres profissionais e pessoais, coloque-os em uma lista e defina a importância de cada um deles. Depois, defina aquilo que vai cumprir ao longo do seu dia ou sua semana, o nível de importância de cada uma delas e a respectiva ordem execução, partindo para a próxima tarefa somente após concluir a anterior.

“As pessoas de grande sucesso são pessoas organizadas. Existe uma infinidade de personagens que comprovam que sucesso e organização andam juntos. Planejamento e organização são fundamentais para um profissional bem-sucedido” – enfatiza Cláudio.

 

DEFININDO PRAZOS

Estabeleça prazos para tudo que você tiver que fazer. Isso é importante para que o individuo não tenha a sensação de que pode adiar e deixar para fazer as depois, sem consequências.

Os chamados deadlines devem ser realistas, ou seja: nem próximos demais, podendo causar frustrações no indivíduo, nem distantes demais, que despertem o comportamento procrastinador na pessoa.

Um indivíduo organizado entende e respeita seu próprio ritmo, evitando extremos que o façam descumprir os prazos estabelecidos.

ORGANIZAÇÃO DOS AMBIENTES

É fundamental que os ambientes de convívio e trabalho estejam organizados. Muitos cometem o erro de achar que a organização do ambiente de trabalho, e até mesmo seu ambiente de convívio pessoal, seja algo que pouco influencia na produtividade. A verdade é que a organização destes ambientes torna o dia a dia mais fácil, otimiza os processos e auxilia a produção.

Além disso, um ambiente desorganizado causa sensação de angustia, enquanto ambientes organizados causam bem-estar. Desprenda-se do que não é necessário, guarde apenas o que vai, de fato, te auxiliar a alcançar seus objetivos.

Claudio cita, ainda, que mesmo aquelas pessoas que possuem algum transtorno mental podem tornar-se mais organizadas através de ajuda especializada. Seguindo as orientações de um profissional é possível conseguir vencer o problema, em um processo diário de aprendizagem.

 

EQUILÍBRIO É TUDO

O psicólogo alerta para importância do equilíbrio das emoções: “Você nunca vai conseguir uma casa extremamente organizada, nem uma rotina de trabalho sem interferências. Saber conviver com essas frustações é extremamente importante, qualquer desvio da linha do equilíbrio já pode caracterizar sintomas de algum desequilíbrio mental.”

 

 

Comentários

Inscreva-se para receber conteúdo sobre Psiquiatria e Saúde Mental

Cadastrar