Blog / Notícias

Oficinas terapêuticas no HD têm datas festivas como tema

Notícias 13/03/2018
Datas festivas são temas das oficinas terapêuticas no HD

As oficinas terapêuticas fazem parte das atividades realizadas no Hospital Dia, que têm como um dos seus objetivos, promover a socialização e o resgate do potencial criativo dos pacientes com transtornos mentais. Assim, as datas festivas acabam se tornando tema e são utilizadas como enredo para a realização destas oficinas.

“As datas comemorativas celebradas nas oficinas favorecem a restruturação do contexto social, permitindo que os pacientes participem de momentos importantes. Muitos não comemoram as datas junto a seus familiares, mas têm a oportunidade de reviverem essa experiência no nosso espaço, rememorando fatos e aguçando sensações que já estavam esquecidos. Eventos são um recurso indispensável em nosso trabalho, pois contribui para o desenvolvimento de suas relações e interações sociais.”, explica Lívia Brandão, coordenadora do Holiste Dia.

Almoço especial de Carnaval

Este ano, foi organizada a primeira feijoada carnavalesca, que contou com a organização das comissões de música, decoração e culinária, formada pelos próprios pacientes. Para a equipe do Holiste Dia, a “maior festa popular do mundo” é um ótimo momento para expressar, criar, recriar, vivenciar e, acima de tudo, quebrar preconceitos e barreiras, pois na folia e na alegria do carnaval, todas as diferenças desfilam lado a lado.

Como parte da preparação do evento, os pacientes participaram também da construção de estandartes que traduziam o tema do carnaval, plaquinhas para as selfies, adereços coloridos, flores e etc. Além disso, a festa contou com eleição do rei e da rainha do carnaval, bingo carnavalesco, desfile das camisas mais criativas confeccionada por eles e samba ao vivo para abrilhantar a folia.

Para Itatiara Xavier, terapeuta ocupacional, “mais do que a alegria da folia, todo o processo de preparação do carnaval faz parte do trabalho terapêutico desenvolvido no nosso serviço. Acreditamos que essas iniciativas auxiliam no tratamento e na construção da identidade destes sujeitos, fomentando a arte, expressão e a criatividade. Além de ser uma oportunidade para promover a integração dos pacientes, seja com família, com a equipe ou com a sociedade”. 

8 de março – Dia Internacional da Mulher

Outra data importante comemorada e trabalhada nas oficinas terapêuticas foi o dia da mulher. A programação foi composta por momentos de reflexão e expressão, palestras e rodas de conversa, lembrando que esta data é marcada pela celebração das conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres ao longo dos anos.

Segundo Itatiara Xavier, “o potencial criativo também foi explorado e estimulado, através da produção de cartazes sobre a beleza feminina e cartões com flores para presentear as mulheres. O dia foi encerrado com um delicioso lanche da tarde, com direito a música e recital de poesias”.

 

SAIBA MAIS SOBRE O HOLISTE DIA

ASSISTA AO VÍDEO: O QUE É UM HOSPITAL DIA DE SAÚDE MENTAL

Comentários

Inscreva-se para receber conteúdo sobre Psiquiatria e Saúde Mental

Cadastrar