Blog / Notícias

Médicos S/A – Existe vida além de um convênio médico?

Notícias 24/08/2018

Acontecerá nos dias 14 e 15 de setembro, em São Paulo, a terceira edição do Fórum Médicos S/A com o tema “Os Desafios do Everest da Saúde”, reunindo speakers nacionais e internacionais para abordar os desafios do mercado de saúde em todo mundo.

Voltado para o empreendedorismo no segmento da saúde, o evento debaterá temas como empreendedorismo médico, carreira, finanças e o futuro da medicina privada.

Luiz Fernando Pedroso, diretor clínico da Holiste, será um dos speakers, moderando o painel “Existe vida além de um convênio médico?”, que discute a experiência de quem, por opção ou imposição, decidiu empreender sem a parceria de uma grande seguradora ou operadora de saúde.

O psiquiatra faz duras críticas ao atual modelo de gestão adotado pelos planos de saúde: “O sistema suplementar está ocupando a lacuna do serviço público de saúde, que se encontra em falência pela má gestão e vem acumulando um déficit crônico de financiamento. Assim, o sistema suplementar entrou e continua confortavelmente no mercado, pregando como grande diferencial a qualidade da gestão associada ao baixo custo. Além disso, se fortalece com a simpatia de uma sociedade de consumo que é motivada pelo desejo de ter um plano de saúde. Um sistema que vai ficando mais forte do que nunca, ganhando dimensões exponenciais de controle do mercado.

Através de uma regulação autoritária e, também, de variadas benesses – reserva de mercado, cartel, etc. – o estado usou a medicina suplementar para aliviar a pressão social sobre o SUS. Ao impedir a criação de um mercado capitalista de fato, regulado pelas leis da oferta/procura e da livre concorrência, reproduziu em mãos privadas o modelo estatal, criando um híbrido controlado por banqueiros, políticos e a alta burocracia estatal, que busca lucrar em cima de esquemas ao invés de fazê-lo legitimamente, através do necessário financiamento do setor”.

 

As inscrições do evento podem ser realizadas no site do evento: Médicos S/A

Comentários

Inscreva-se para receber conteúdo sobre Psiquiatria e Saúde Mental

Cadastrar