Blog / Centro de Estudos Holiste

Leandro Karnal e Fabiana Nery | Ciclo de Palestras Holistee

Centro de Estudos Holiste 09/02/2017

Leandro Karnal e Fabiana Nery são os convidados do evento de encerramento do primeiro Ciclo de Palestras Holiste.  A discussão será em torno do conceito e da importância da Ética diante dos novos paradigmas de nossa sociedade.

O evento acontece no dia 22 de março, às 19h no Hotel São Salvador.  As vagas são limitadas, e as inscrições gratuitas através do site palestras.holiste.com.br.

 

ÉTICA E CORRUPÇÃO

A ética, ou a falta dela, vem permeando diversas discussões no ceio de nossa sociedade, impulsionadas pelo cenário de corrupção que ganhou as manchetes do Brasil pós Operação Lava-Jato.

Um dos pontos relevantes dessa discussão é o papel da ética em uma sociedade tão plural e dinâmica, já que seu princípio fundamental é mediar o trato social.

“O mundo está vivendo a crise da transição num cenário turbulento de ambiguidades que leva a diferentes leituras éticas simultâneas. Talvez, nunca se tenha discutido tanto o que vale e o que não vale com o agravante de as próprias instituições atravessarem séria crise de credibilidade”.

O professor e doutor em história, Leandro Karnal, abordará o tema “Ética e corrupção no mundo contemporâneo: Tem solução”, onde irá discutir, do ponto de vista da ética, o desequilíbrio entre o interesse público e o interesse privado.

“Parecemos viver uma crise ética estrutural que leva a um questionamento muito denso. Quais seriam as atitudes e valores que precisam ser identificados e reforçados? Quais os limites entre ética e moral?  Na sociedade brasileira, quais as práticas que dificultam ou facilitam a prática ética? Moral, ética, sociedade e suas engrenagens: quais os limites e valores envolvidos? Como a microfísica da ética cotidiana dialoga com a grande ética pública? Estes serão temas tratados no encontro”, finaliza o professor.

 

DILEMAS DA ÉTICA NA PSIQUIATRIA

A ética visa sempre o bem em comum, mas cada sociedade possui seus próprios padrões que definem seu código de ética. O mesmo acontece com organizações ou determinadas classes profissionais, como no caso do código de conduta dos médicos.

“Os dilemas da ética na psiquiatria” será o tema apresentado pela psiquiatra e doutora em medicina e saúde, Fabiana Nery.

É preciso sempre levar em consideração que a ética tem como princípio nortear o bom funcionamento social, visando o bem de todos os envolvidos.  Por isso é importante que ela seja discutida e observada constantemente.

“A ética deve ser pensada para além das leis, normas e proibições.   Discutir questões como valores, educação, honestidade, integridade e responsabilidades é importante para todas as organizações.  Na área da saúde mental, esta pauta torna-se ainda mais necessária, pois nossos pacientes estão com sua capacidade crítica e de autodeterminação comprometidas”, explica

 

CICLO DE PALESTRAS HOLISTE

O evento de encerramento do primeiro do Ciclo de Palestras Holiste acontece no dia 22 de março, às 19h no Hotel São Salvador.  As vagas são limitadas e as inscrições gratuitas através do site palestras.holiste.com.br.

O Ciclo de Palestras Holiste é promovido pelo Centro de Estudos Holiste.  O evento já contou com a presença de grandes palestrantes do país: – o filosofo Luiz Felipe Pondé (Os desafios da Mudança); a psiquiatra e pesquisadora Carmita Abdo (Comportamento Sexual); o sociólogo Demétrio Magnoli (Fanatismo religioso) e o psiquiatra e psicanalista Jorge Forbes (O conceito da Felicidade) – além dos psiquiatras da Holiste – Luiz Fernando Pedroso (Psiquiatria para Além da Medicina e Radicalismo Político e Transtorno Mental), Fabiana Nery (Sofrer por amor: Qual o limite?) e André Gordilho (Tristeza e depressão: Como diferenciar?).

Comentários

Inscreva-se para receber conteúdo sobre Psiquiatria e Saúde Mental

Cadastrar