Blog / Suicídio

(In) Existência, Cultura, Suicídio | Vídeo

Suicídio 10/10/2018

Considerado como um ato de extremo desespero, cometido por alguém que está em profundo sofrimento psíquico, o suicídio está entre as 10 principais causas de morte em todo mundo. Estima-se que ocorram 32 mortes por suicídio ao dia no Brasil.

Aprofundar a discussão sobre esse tema foi o objetivo do debate “(In) Existência, Cultura, Suicídio”, que ocorreu em Cachoeira/BA, promovido pela UFRB (Universidade do Recôncavo da Bahia).

Idealizado pelo sociólogo Antônio Mateus Soares, o evento contou com a participação do psiquiatra Victor Pablo da Silveira e da psicóloga Caroline Severo, ambos da Holiste. O debate ainda teve a participação do antropólogo Wilson Penteado.

“Muitas vezes, a pessoa não deseja exatamente morrer, mas está buscando dar fim ao sofrimento. Não se trata de algo sobre o qual ela consegue racionalizar. Esse tipo de suicídio é possível de prevenir, uma vez que os pacientes que se encontram nesse estágio sempre dão algum tipo de recado. Eles sinalizam”, observa Victor Pablo da Silveira.

 

Assista o vídeo completo:

 

Suicídio e contexto

Fatores culturais, sociais e até mesmo econômicos podem contribuir para a ideação suicida, além da existência de transtornos mentais, que aparecem associados à maioria dos casos.

“Quando você faz uma análise, mais de 90% dos casos de suicídio vêm associados com um transtorno psiquiátrico. A depressão é um dos que mais incide, mas também há relação com personalidades mais impulsivas e uso de drogas. O Brasil não fez um programa de prevenção de suicídio na passagem do século XX para o XXI. A população de 15 a 29 anos teve um aumento de 10% nos casos de suicídio do país. A falta desses programas, o uso de substâncias psicoativas e também a redução do emprego, que muitas vezes dificulta a autonomia dos jovens, são fatores que podem ter contribuído para este aumento”, salienta Victor Pablo da Silveira.

Segundo a psicóloga Caroline Severo, Freud já dizia que cada época tem as suas “manifestações de mal-estar”, e que o indivíduo cria recursos psíquicos para lidar com essa sensação de mal-estar perante a sociedade, sua insatisfação diante a mesma.

“Nós vamos estar sempre nos reinventando e buscando recursos para dar conta do mal-estar que se sente diante dos imperativos da cultura. Nós somos sempre pressionados a aderir ao movimento da cultura e isso gera muito sofrimento para o sujeito. As pessoas, hoje, estão confusas entre ser um corpo ou ter um corpo. Estamos na sociedade dos ‘likes’, sendo que muitas vezes a felicidade expressada nas redes sociais não corresponde à realidade. Isso pode gerar frustração e sofrimento”, aponta.

Jovens

Uma preocupação apontada entre os debatedores foi a questão do crescimento da incidência de suicídios entre os jovens. Dados demonstram que há um aumento de 65% entre os jovens de 10 a 14 anos, de 2010 a 2015 e de 45% entre os jovens de 15 a 19 anos.

“O suicídio é um fenômeno complexo e multifatorial, consequência de muita dor e sofrimento. Muitas vezes, ele se coloca como uma alternativa ao indivíduo incapaz de atender aos imperativos atuais. O que temos apontado é a importância de se falar sobre essas questões. Trabalhamos muito sobre o que há de vida no indivíduo, além do trabalho junto à família, para que não sejam feitas intervenções que podem não ajudar. Há a possibilidade de viver fora dessa relação tão direta com a dor,”, finaliza a psicóloga.

Debate Interdisciplinar

O projeto “(In) Existência, Cultura, Suicídio”  reuniu mais de 1000 pessoas nas cinco edições realizadas entre julho e setembro de 2018.  O projeto buscou promover uma discussão interdisciplinar acerca da vida mental na sociedade contemporânea e suas desordens, reunindo profissionais de diversas áreas de conhecimentos.  Todos os eventos foram gratuitos e aberto a comunidade.

Eventos Realizados

  • 27/07| Promovido pela UFRB | Cachoeira (BA) | Palestrantes: Antônio Mateus Soares (sociólogo), Wilson Penteado ( antropólogo), Caroline Severo ( psicóloga) e  Victor Pablo Silveira (psiquiatra);
  • 11/09 | Promovido pela UNEB | Salvador (BA) | Palestrantes: Antônio Mateus Soares e Carla Liane (sociólogos), Osvaldo Fernandez ( antropólogo), Caroline Severo ( psicóloga) e  Victor Pablo Silveira (psiquiatra);
  • 20/09 | Promovido pela OAB | Valença(BA) | Palestrantes: Antônio Mateus Soares (sociólogo), Argimaria Soares (delegada), Caroline Severo ( psicóloga) e  Victor Pablo Silveira (psiquiatra);
  • 21/09 | Promovido pelo COLÉGIO MUNICIPAL HILDÉCIO ANTÔNIO MEIRELES | Cairu (BA) | Palestrantes: Antônio Mateus Soares (sociólogo), Argimaria Soares (delegada), Caroline Severo ( psicóloga) e  Victor Pablo Silveira (psiquiatra);
  • 21/09 | Morro de São Paulo (BA) | Palestrantes: Antônio Mateus Soares (sociólogo), Argimaria Soares (delegada), Caroline Severo ( psicóloga) e  Victor Pablo Silveira (psiquiatra);

 

 

Comentários

Inscreva-se para receber conteúdo sobre Psiquiatria e Saúde Mental

Cadastrar