Hospital Dia

Hospital Dia

Assista o vídeo

O Holiste Dia é um Hospital Dia de Saúde Mental.  Um serviço de reabilitação e suporte psicoemocional para pessoas com limitações funcionais decorrentes de transtornos mentais e, consequentemente, com dificuldades de reinserção e readaptação ao ambiente sociofamiliar.

Algumas pessoas apresentam dificuldades de socialização decorrentes dos transtornos mentais, seja após um longo período de internação ou por qualquer outro motivo que tenha provocado seu distanciamento sociofamiliar. Nestes casos, o tratamento em Hospital Dia de Saúde Mental é o mais indicado para restabelecer essas conexões e promover a ressocialização do paciente.

Não se trata de um trabalho alternativo, mas complementar ao ambulatório e à internação. Nesse espaço, o paciente permanece na clínica durante o dia e regressa ao convívio familiar à noite, ou atende às atividades em meio período: manhã ou tarde. A frequência também é variável, podendo ser diária ou somente de alguns dias por semana.

 

Foco na reabilitação

O tratamento em hospital dia possui indicações precisas. Não se trata de um serviço que substitui a internação psiquiátrica integral, que é voltada para a contenção e manejo dos sintomas agudos em momentos de crise, nem é uma opção ao tratamento ambulatorial (consultório), que requer maior autonomia e adesão dos pacientes ao tratamento. Em relação à internação integral, inclusive, ele pode ser considerado uma complementação desse trabalho, auxiliando o paciente a reconstruir as conexões sociofamiliares perdidas durante o período em que esteve internado.

Assim, o Holiste Dia é indicado para a reabilitação e suporte psicoemocional de pacientes pós-crise, com limitações funcionais ou dificuldades de reinserção e readaptação social, seja em seu ambiente familiar, laboral, educacional ou recreativo. Trabalhamos para manter o paciente psiquicamente estabilizado, inserido na família e na sociedade. Nossa meta é fazer com que ele ganhe a maior autonomia possível dentro de suas limitações, tornando-se responsável pela sua própria vida e bem-estar.

Compreender as indicações e aplicações de cada modalidade de atendimento, seja a internação integral, o tratamento ambulatorial ou o hospital dia, é a chave para extrair bons resultados de cada terapêutica, minimizando os prejuízos ao desenvolvimento do paciente e reduzindo o risco de novas crises.

 

Plano Terapêutico

Cada paciente é acompanhado por um profissional de referência, que irá desenvolver um plano terapêutico de acordo com as necessidades e demandas individuais. A frequência do atendimento varia conforme o caso e o momento de cada paciente, podendo ser diária, em dias alternados ou apenas uma vez por semana, em período integral ou meio turno.

O paciente permanece no Holiste Dia apenas durante o dia, retornando ao convívio familiar e atividades cotidianas à noite e aos finais de semana, exercitando os aprendizados alcançados no tratamento.

 

Relacionamento com a Família

A participação da família no tratamento é fundamental. Por isso, são realizadas atividades e grupos desenvolvidos especialmente para elas.

A família é uma forte aliada do processo terapêutico, contribuindo para a adesão do paciente e compartilhando com ele a responsabilidade por sua frequência ao tratamento. Além disso, a família é o elo entre o profissional de referência e o paciente, quando este está fora do ambiente institucional, auxiliando na avaliação da evolução do mesmo.

Um novo espaço para um dia a dia melhor

A nova estrutura do Holiste Dia tem ambientes especialmente planejados para melhor atender todas as demandas dos pacientes.

Dispomos de salas de atendimento, enfermagem, jardim planejado para as atividades de jardinagem e horticultura, salas de musicoterapia, informática, ioga, relaxamento, meditação, arteterapia, expressão corporal, salão de beleza, refeitório, além de uma cozinha especialmente construída para a realização de oficinas de culinária. O espaço foi pensado para atender, também, portadores de necessidades especiais, contando com elevador e banheiros adaptados para este público, ampliando a sua autonomia e segurança.

Atividades externas: Um estímulo à socialização

A proposta terapêutica do Holiste Dia contempla o uso do espaço urbano circunvizinho, extrapolando o espaço terapêutico para além dos muros da instituição. Isso permite que o paciente, acompanhado por um terapeuta, se insira nos espaços públicos e realize atividades que fazem parte do cotidiano de todos nós, mas que podem ser um grande desafio para o doente mental. Fazer exercícios físicos em uma praça, realizar compras na padaria, tomar um sorvete, pagar contas em um banco ou visitar um museu: tudo pode ter efeito terapêutico quando realizado de forma técnica por um profissional especializado, responsável por ajustar e conduzir cada uma das ações às particularidades do indivíduo.

Nesse sentido, o Holiste Dia está localizado no bairro central da Pituba, cercado por uma grande oferta de espaços de convivência social. São três grandes praças, farmácias, bancos, padarias, mercados, restaurantes, lanchonetes, e mais uma série de equipamentos que permitem ao paciente desenvolver sua percepção de estar no mundo, recuperando sua funcionalidade.

“Alguns pacientes tiveram vivências muito ruins, por conta do processo de adoecimento. O propósito do trabalho do Holiste Dia é facilitar o restabelecimento de seus vínculos, seja com a família ou com a sociedade, retomando a sua vida de uma forma mais funcional”.

Sandra Simon Siqueira - Diretora Técnica da Holiste

Continuar evoluindo sempre juntos

O trabalho da Holiste Dia possui três tipos de abordagens específicas:

  • 1
    Abordagem Psicológica e Psiquiátrica

    Cuida da individualidade de cada paciente, com o acompanhamento de psicólogos e psiquiatras. Incluem: Oficinas de informação, prevenção de recaídas, grupos psicoterapêuticos e grupos de família.

  • 2
    Abordagem Psicossocial

    Cuida da socialização do paciente através das oficinas de habilidades, promovendo o desenvolvimento da sua capacidade psicomotora e a reconstrução de suas rotinas. Incluem: oficina de memória e atenção, oficinas de atividades manuais, grupo de reabilitação psicossocial, grupos socioeducativos, grupo de acolhimento, entre outros.

  • 3
    Abordagem Corporal

    Promove a consciência e o cuidado com o próprio corpo através de atividades artísticas e de expressão corporal. Incluem: Oficinas de arteterapia, musicoterapia, relaxamento, fisioterapia, oficina de reabilitação física, meditação e acupuntura.

Equipe multidisciplinar para pacientes singulares

Disponibilizamos um corpo técnico altamente qualificado, formado por especialistas de diversos segmentos da saúde mental, que trabalham de forma conjunta para a construção de um tratamento completo e integrado. A abordagem multidisciplinar do transtorno mental é um dos diferenciais do trabalho que realizamos na Holiste. No hospital dia esse trabalho em equipe traz ganhos expressivos ao tratamento, potencializando a recuperação e a reinserção social dos nossos pacientes.

Sr. Ueliton Pereira Psicólogos
Dr. André Gordilho Médicos Psiquiatras
  • Psicólogo Assistente
    • Sr. Ueliton Pereira
    • Sr. Marcelo Magnelli
  • Enfermeira
    • Sra. Thaís Brito
  • Técnico de Enfermagem
  • Terapeutas Ocupacionais
    • Sra. Itatiara Xavier
    • Sra. Lívia Brandão
  • Acompanhante Terapêutico
    • Sra. Itatiara Xavier
    • Sra. Lívia Brandão
    • Sra. Narajane Oliveira
    • Sra. Nadja Pinho
  • Fisioterapeuta
    • Sra. Cleide Mascarenhas
  • Arteterapia
    • Sra. Narajane Oliveira
  • Musicoterapeuta
    • Sra. Nadja Pinho
  • Farmacêutica
    • Sra. Maria do Carmo Faro Gomez
  • Nutricionaista
    • Sra. Joyce Souza
71 3082 3611 contato@holiste.com.br

Como chegar

Rua das Rosas, 658 – Pituba | Salvador – BA | CEP: 41810-070 Ver mapa