Blog / Notícias

HEADS TOGETHER | Uma campanha de conscientização sobre Saúde Mental

Notícias 02/05/2017

A família real britânica lançou o projeto “Heads Together”, com um intuito de alertar as pessoas quanto a importância de se falar sobre saúde mental e quebrar o tabu que envolve as doenças mentais. A campanha utiliza a hashtag #oktosay que significa “tudo bem falar”.

Muitas vezes, as pessoas sentem medo em admitir que estão lutando contra algum problema de saúde mental. O medo do preconceito e julgamento impede que as pessoas obtenham ajuda. O Heads Together tem o objetivo de ajudar as pessoas a se sentirem muito mais confortáveis com seu bem-estar mental, e proporcionar ferramentas práticas que deem suporte a amigos e familiares dos pacientes.

A campanha nasceu logo após o príncipe Harry expor o que sentia sobre a perda da mãe, sentimento que guardava há anos e que o afetava nas suas rotinas laborais. Diante disso, o príncipe William, juntamente a cantora Lady Gaga, gravou um vídeo que faz parte da campanha, onde retrata a realidade de uma pessoa que sofre de algum transtorno mental e as dificuldades em lidar com o problema.

A cantora relata que acordava todos os dias se sentindo triste, mas mesmo assim precisava subir ao palco. Sobre a carta que divulgou na mídia a respeito do assunto, ela explica que “É algo muito difícil de descrever. Há muita vergonha envolvida quando o assunto é saúde mental”.

O príncipe William acredita que as pessoas precisam se abrir, falar sobre o assunto: “Até mesmo uma conversa com um amigo ou familiar pode fazer a diferença”, acrescenta.

Lady Gaga afirma que sua intenção, ao compartilhar o seu problema e sentimentos com o público, foi contribuir para que muitas pessoas que sofrem de algum transtorno mental não se sentissem sozinhas ou sem esperanças. “Nós precisamos deixar a nossa e as outras gerações saberem que, se você não está se sentindo bem, você não está sozinho, e as pessoas que você pensa que nunca teriam um problema, na verdade têm“, conclui a cantora.

 

O QUE É SAÚDE MENTAL?

Para o psiquiatra da Holiste, André Gordilho, “a saúde mental é uma estabilização do estado mental, para que você consiga conviver de uma maneira sadia, sem o excesso das emoções que são normais do ser humano. Então, ter saúde mental é você ter a ausência de uma doença mental diagnosticável e conseguir lidar com as emoções, com as dificuldades do dia-a-dia, de uma forma que seja adequada para que você possa conviver”.

Ainda é grande o preconceito em relação ao cuidado com a Saúde Mental. A maior parte da população tem muito receio de debater o tema, o que faz com que as pessoas continuem desinformadas e com muitas dúvidas em relação aos transtornos mentais, as formas de tratamento e a importância de procurar ajuda, contribuindo para a desassistência de pessoas que necessitam de tratamento especializado.

Dr. Luiz Pedroso, psiquiatra e diretor clínico da Holiste,  explica que, durante a vida, transitamos de um lado para outro desse fio e que não há porque ter preconceito ou medo das doenças mentais. “Não existem pessoas saudáveis e malucos. Não é uma questão de nós e eles. Doentes mentais somos todos nós que, de alguma maneira, em algum lugar, temos as nossas esquisitices, loucuras. A grande questão é reconhecer, aceitar e lidar com essas peculiaridades, porque a pior coisa é você não ver, não enxergar, e, consequentemente, não buscar tratamento”.

Saiba mais sobre Saúde Mental.

 

DESMISTIFICANDO A SAÚDE MENTAL

Desmistificando a Saúde Mental é uma série de webvídeos produzida pela Holiste, que traz a experiência de nossa equipe multidisciplinar para esclarecer pontos fundamentais da psiquiatria e da saúde mental, estimulando uma conversa sobre o assunto.  Os quatro primeiros vídeos da série são: Depressão, Transtorno Bipolar, Acompanhamento Terapêutico e Hospital Dia.

Assista a nossa série de webvídeos.

 

Comentários

Inscreva-se para receber conteúdo sobre Psiquiatria e Saúde Mental

Cadastrar