Blog / Minuto Holiste

Envolvimento com a família, com o psiquiatra Victor Pablo | Minuto Holiste

Minuto Holiste 31/12/2018

Nos transtornos mentais as alterações de comportamento e humor são melhor percebidas pela família que geralmente se sente constrangida em propor uma consulta psiquiátrica pelo receio dos indivíduos se sentirem ofendidos.

Essa realidade é muito comum em quadros delirantes, exaltações de humor, descontrole do uso de substâncias psicoativas e na anorexia nervosa.

Às vezes os familiares tentam se consolar interpretando de modo distorcido o distúrbio comportamental como se fosse uma fase, uma decisão excêntrica ou um problema insolúvel. Quase sempre o quadro piora e gera eventos críticos de exposição financeira, exposição moral, tentativas suicidas e ruptura de vínculos sociais.

Antes desses eventos críticos os familiares podem, mesmo sem a presença dos pacientes, ser acolhidos por especialistas em saúde mental para tirar dúvidas, medir o seu desgaste emocional e estabelecer estratégias para ajudar o ente querido.

MINUTO HOLISTE | PODCAST

Estima-se que os Transtornos Mentais afetem cerca de 25% da população mundial, eles estão entre as doenças que mais afastam trabalhadores em todo mundo.

O Minuto Holiste é uma série sobre Saúde Mental, onde nossa equipe de psiquiatras fala sobre as características e tratamentos que envolvem as doenças mentais, buscando desmistificar tabus e preconceitos sobre o assunto, além de estimular a busca por ajuda profissional.

A série é veiculada em rádios na Bahia e Sergipe, mas pode ser acompanhada também no Soundcloud, no Spotify e no Itunes.

 

Comentários

Inscreva-se para receber conteúdo sobre Psiquiatria e Saúde Mental

Cadastrar