Blog / Centro de Estudos Holiste

A Ética e a Sociedade | Vídeo Ciclo de Palestras Holiste

Centro de Estudos Holiste 23/04/2017

Leandro Karnal e Fabiana Nery foram os palestrantes do quinto e último evento do Ciclo de Palestras Holiste.  “A Ética e a Sociedade” foi o tema principal do evento que reuniu mais de 300 pessoas.

A psiquiatra Fabiana Nery iniciou o evento com a palestra “OS DILEMAS DA ÉTICA EM PSIQUIATRIA”, seguida pelo professor e historiador Leandro Karnal com o tema “ÉTICA E CORRUPÇÃO”.  O evento encerrou-se com os palestrantes respondendo as perguntas da plateia, que foram moderadas por Luiz Fernando Pedroso, diretor clínico da Holiste.

Assista o vídeo com os melhores momentos.

 

 

DILEMAS ÉTICOS EM PSIQUIATRIA

Em sua palestra, a psiquiatra Fabiana Nery falou sobre a bioética, que é a ética relacionada a saúde dos seres humanos e animais, e seus dilemas éticos na psiquiatria.

“Dilemas éticos são situações onde não existe uma solução completamente satisfatória.  São encruzilhadas, que desafiam a todos que tentam achar respostas rígidas para o que é certo e o que é errado.  É importante esclarecer, que a ética essencialmente, nos convida a pensar sobre o que é certo ou errado.  Mas ela não deve ser confundida com lei”, esclarece a psiquiatra.

A internação psiquiátrica involuntária, foi um dos temas abordados na palestra:

“Um dos assuntos mais complexos na psiquiatria é o tratamento involuntário.  Quando pensamos em tratamento involuntário do paciente, estamos levando em consideração duas coisas: a característica da doença em si e em segundo lugar, a necessidade de proteger o paciente no momento de sintomatologia mais aguda, mais severa e de maior risco para ele mesmo.  A doença aprisiona o paciente, o tratamento o liberta”, afirma a Dra. Fabiana Nery.

 

ÉTICA E CORRUPÇÃO

O professor e historiador Leandro Karnal deu continuidade ao evento falando sobre os desafios de falar e praticar a Ética na nossa sociedade atual.

“A Ética trata dos critérios que presidem a escolha do certo ou errado.  Não se trata sobre perguntar se vou ser punido ou premiado por algo, pergunta porque algo é certo ou errado em si.   Ela propõe o diálogo entre o bem individual e o bem comum”, explica o historiador.

Karnal cita o fato das pessoas reclamarem constantemente do Estado e dos políticos, mas continuarem infringindo regras de convivência, em pequenos, médios e grandes atos.  O que reforça outra característica filosófica e psicológica da nossa sociedade que foi destacada na palestra: a Cultura do Eu, onde o critério validador da ética e verdade passa a ser o bem individual e as escolhas pessoais.

“Uma importância filosófica fundamental é o fato que o homem ético, não é um homem perfeito, porque isso não existe.  Um homem ético é o que não se compras no erro, não se alegra no defeito, não permanece no desvio.  O homem ético é aquele que como todos seres humanos tropeça, cai, se irrita, mente… mas cada vez que ocorre isso, se sente mal, se desculpa e tenta refazer”, afirma Leandro Karnal.

 

AMPLIANDO O DEBATE

O Ciclo de Palestras Holiste foi uma série de 05 eventos que reuniu palestras com psiquiatras da Holiste e profissionais de outras áreas de estudo.

“A ideia que orientou a escolha desses palestrantes foi ampliar a conversa, sair um pouco do gueto da psiquiatria, da saúde mental e conversar com especialistas de outras áreas.  Enfrentar o diálogo com outras visões e linguagens.  Esse foi o desafio que o Ciclo de Palestras se propôs”, afirma Luiz Fernando Pedroso, psiquiatra e diretor clínico da Holiste.

Promovido pelo Centro de Estudos Holiste, o Ciclo de Palestras Holiste iniciou-se em julho de 2016, reunindo psiquiatras, psicólogos, profissionais da saúde mental e de outros segmentos da sociedade, com o intuito de promover a troca de conhecimento com o público geral e colocar temas relacionados à saúde mental em discussão direta com a sociedade.

O evento recebeu palestras do filósofo Luiz Felipe Pondé (Os desafios da Mudança); da psiquiatra e pesquisadora Carmita Abdo (Comportamento Sexual); do sociólogo Demétrio Magnoli (Fanatismo religioso); do psiquiatra e psicanalista Jorge Forbes (O conceito da Felicidade), do psiquiatra Luiz Fernando Pedroso (Psiquiatria para Além da Medicina e Radicalismo Político e Transtorno Mental), da médica psiquiatra Fabiana Nery (Sofrer por amor: Qual o limite?  e Dilemas Éticos em Psiquiatria) e do psiquiatra André Gordilho (Tristeza e Depressão: como diferenciar?).

 

 

Comentários

Inscreva-se para receber conteúdo sobre Psiquiatria e Saúde Mental

Cadastrar