Blog / Centro de Estudos Holiste

A Ética e a Sociedade | Ciclo de Palestra Holiste

Centro de Estudos Holiste 27/03/2017

O quinto e último evento do Ciclo de Palestas Holiste trouxe a psiquiatra Fabiana Nery e o professor Leandro Karnal para falar sobre os conceitos, dilemas e a importância da ética diante dos novos paradigmas da sociedade.

O evento reuniu mais de 300 pessoas, profissionais da saúde mental e de outras áreas, que assistiram às palestras “OS DILEMAS DA ÉTICA NA PSIQUIATRIA” e “ÉTICA E CORRUPÇÃO”.

 

Confira as fotos do evento.

Assista o vídeo com os melhores momentos da palestra de Fabiana Nery e Leandro Karnal

 

DILEMAS ÉTICOS DA PSIQUIATRIA

O evento foi aberto pela psiquiatra Fabiana Nery, coordenadora do Centro de Estudos Holiste, que abordou os “DILEMAS ÉTICOS DA PSIQUIATRIA”, fazendo uma análise ampla de questionamentos éticos ligados a medicina e a psiquiatria.

Os dilemas éticos são encruzilhadas que desafiam a todos, de filósofos à juristas. A bioética nos convida a pensar no que é certo ou errado em relação a vida dos seres humanos e de animais”, explicou a especialista.

Temas polêmicos como a importância da internação psiquiátrica e os procedimentos técnicos que a cercam, bem como o fechamento de leitos psiquiátricos na Bahia e no Brasil, permearam a fala da especialista.

 “O objetivo final de toda internação involuntária é o tratamento e remissão dos sintomas dos transtornos psiquiátricos. Em casos graves, a internação é a única solução que o paciente tem.  Esse é um dos motivos que mostram que o encerramento de leitos psiquiátricos nos hospitais públicos não faz sentido.  Essa ação vai institucionalizar a desassistência aos pacientes que estão em estado grave e agudo. Nós temos é que modernizar os hospitais e melhor equipá-los”, adverte.

 

ÉTICA E CORRUPÇÃO

“Um homem não é completamente ético, porque a ética é a perfeição e isso não existe. Sou uma pessoa que busca a ética”. Essa foi uma das frases proferidas pelo professor e historiador Leandro Karnal, na segunda palestra do evento. Abordando o tema de uma maneira bastante leve, o professor comentou sobre o cenário político atual, as mudanças comportamentais proporcionadas pelas novas ferramentas de comunicação, reforçando que a ética é um comportamento que precisa ser constantemente praticado e perseguido.

Karnal citou um trecho da “Ética a Nicômaco”, de Aristóteles, que afirma: “a virtude ética é adquirida pelo hábito; não nascemos com ela, mas nossa natureza é capaz de adquiri-la e aperfeiçoá-la”.

 

ESTÍMULO AO DIALOGO

Promovido pelo Centro de Estudos Holiste, o Ciclo de Palestras Holiste foi realizado em cinco edições, iniciadas em julho de 2016, reunindo psiquiatras, psicólogos, profissionais da saúde mental e de outros segmentos da sociedade, com o intuito de promover a troca de conhecimento com o público geral e colocar temas relacionados à saúde mental em discussão direta com a sociedade.

O evento recebeu palestras do filósofo Luiz Felipe Pondé (Os desafios da Mudança); da psiquiatra e pesquisadora Carmita Abdo (Comportamento Sexual); do sociólogo Demétrio Magnoli (Fanatismo religioso); do psiquiatra e psicanalista Jorge Forbes (O conceito da Felicidade), do psiquiatra Luiz Fernando Pedroso (Psiquiatria para Além da Medicina e Radicalismo Político e Transtorno Mental), da médica psiquiatra Fabiana Nery (Sofrer por amor: Qual o limite?) e do psiquiatra André Gordilho (Tristeza e Depressão: como diferenciar?).

Comentários

Inscreva-se para receber conteúdo sobre Psiquiatria e Saúde Mental

Cadastrar