Blog / Depressão

O que é Depressão? | Vídeo

Depressão 17/11/2016

Depressão é o tema do quarto vídeo da websérie “Desmistificando a Saúde Mental”.  No vídeo os psiquiatras Luiz Fernando Pedroso, André Gordilho e Victor Pablo falam sobre as características da doença, tratamentos e sobre a importância de buscar ajuda profissional a partir das primeiras manifestações da doença.

Os profissionais chamam a atenção, acima de tudo, para os preconceitos em torno do tema e os consequentes prejuízos para os indivíduos e seus familiares ao adiar essa busca por ajuda.

 

Assista o vídeo completo:

 

CARACTERÍSTICAS DA DEPRESSÃO

Como toda doença, a depressão tem sintomas, duração e forma de evolução característicos.  A pessoa costuma apresentar tristeza ou anedonia associadas a outros sintomas, como perda de apetite, de peso, insônia, diminuição da energia, diminuição do apetite sexual.  Além disso, esses sintomas precisam ter uma continuidade de pelo menos 02 semanas para caracterizar uma depressão.

 “A depressão é uma patologia da tristeza, onde percebemos uma diminuição da capacidade de sentir prazer e um tipo de tristeza duradouro e forte pessimismo”, explica Victor Pablo.

Na depressão, os sentimentos adquirem uma intensidade muito grande, o que fazem com que eles tenham características essencialmente patológicas, como explica o psiquiatra Luiz Fernando Pedroso, diretor clínico da Holiste.

“Tristeza, alegria e ansiedade são sentimentos normais.  Quando recebemos uma notícia ruim ficamos tristes; quando estamos diante de alguma ameaça ficamos apreensivos.  Essa reatividade, essa fluição do nosso humor é uma coisa normal.  Mas, no estado patológico, essas reações começam a tomar conta da pessoa de uma forma incontrolável, insuportável e desconectada com o que está acontecendo à volta das pessoas.

Ela pode iniciar-se com uma pequena dor e evoluir a uma dor insuportável. Uma dor grave, mas diferente das dores que estamos acostumados a sentir no nosso corpo.  É uma dor na alma, uma dor moral, uma dor existencial.  A pessoa se sente infeliz, desmoralizada, inferiorizada, incapaz, incompetente…  Ela sabe tudo que deve ser feito, tudo que deveria ser feito e teme que as pessoas não estejam acreditando que ela esteja doente”.

 

TIPOS DE DEPRESSÃO

A depressão pode ser classificada como leve, moderada e grave, também conhecida como depressão maior.

“O sofrimento depressivo tem gradações e durações diferentes.  A depressão, independente de leve ou grave, podem ser de curta duração; outras podem durar meses; outras podem durar anos e algumas podem durar a vida toda, tornando-se um caso crônico e extremamente incapacitante” acrescenta Luiz Fernando.

 

DIAGNÓSTICO ESPECIALIZADO

O diagnóstico da depressão é feito por um psiquiatra durante a consulta.  A doença causa sintomas emocionais e físicos, podendo se manifestar inicialmente com uma crise de vômito ou dores em diversos órgãos, que a princípio pode indicar ser uma doença clínica, porém não é apontada em nenhum exame clínico.

O desenvolvimento de uma depressão patológica está muito associado a uma herança genética, que nos predispõe a reagir deprimindo diante de fatores desencadeantes como o stress, outras doenças clínicas, etc.  Tudo isso pode iniciar uma depressão, desde que a pessoa tenha essa predisposição.

Outro ponto a ser considerado é a questão do preconceito.  Todo estigma e desconhecimento em torno da doença afasta o depressivo da busca por ajuda especializada.  Muitas vezes, a procura pelo especialista acontece apenas quando o quadro se encontra em um estado avançado, que já incapacita o indivíduo.

“A maior parte dos pacientes, quando chegam, já estão em um nível de incapacitação que os atrapalha a continuar trabalhando.  Mas a gente percebe que eles já estavam há muito tempo deprimidos, tendo prejuízos com isso, principalmente o sofrimento.  Mas, as pessoas só buscam ajuda, seja por estigma ou desconhecimento, quando começa a interferir na capacidade produtiva”, acrescenta Vitor Pablo.

“Vamos falar sobre depressão” é o tema da campanha global da Organização Mundial da Saúde para o Dia Mundial da Saúde de 2017. Saiba mais sobre a campanha.  

 

DESMISTIFICANDO A SAÚDE MENTAL | WEBVÍDEOS

Desmistificando a Saúde Mental é uma série de webvídeos produzida pela Holiste, que traz a experiência de nossa equipe multidisciplinar para esclarecer pontos fundamentais da psiquiatria e da saúde mental.

No projeto inicial, abordaremos temas diversos em torno da saúde mental: Hospital Dia, Internação Psiquiátrica, Depressão, Esquizofrenia, entre outros.

Saiba mais sobre o projeto.

Confira os outros vídeos da série: HOSPITAL DIA, ACOMPANHAMENTO TERAPÊUTICO e TRANSTORNO BIPOLAR

Assine nossa newsletter e inscreva-se no nosso canal do Youtube para acompanhar os próximos vídeos.

 

Comentários

Inscreva-se para receber conteúdo sobre Psiquiatria e Saúde Mental

Cadastrar