Imagem Destacada - DEPRESSÃO | TODA DOR PRECISA SER TRATADA

DEPRESSÃO | TODA DOR PRECISA SER TRATADA

“Vamos falar sobre depressão” é o tema da campanha global da Organização Mundial da Saúde para o Dia Mundial da Saúde de 2017.

A depressão é uma doença psiquiátrica, um transtorno mental muito frequente que pode afetar qualquer pessoa, independentemente da idade ou sexo. Estima-se que 350 milhões de pessoas em todo mundo sofrem deste transtorno.

Diante da importância, o tema “Depressão” foi escolhido pela OMS para o DIA MUNDIAL DA SAÚDE em 2017 (lembrado em 7 de abril). A Organização Mundial da Saúde iniciou uma grande campanha global com o lema “Let’s talk” (“Vamos conversar”, em português).

O foco da campanha é a importância de falar sobre a depressão como componente vital da cura, diminuindo-se assim o estigma em torno do assunto. A iniciativa reforça ainda que existem formas de prevenir a depressão e também de tratá-la, considerando que ela pode levar a graves consequências.

“Um mal que provoca angústia mental e afeta a capacidade das pessoas para realizar até mesmo as tarefas cotidianas mais simples, que às vezes tem efeitos negativos nos relacionamentos com a família, amigos e sobre a capacidade de ganhar a vida. No pior dos casos, a depressão pode levar ao suicídio, que atualmente é a segunda causa de morte entre pessoas de 15 a 29 anos de idade”, indica o comunicado no site da OMS.

O Brasil tem a maior taxa de depressão na América Latina, segundo dados da OMS, 5,8% dos brasileiros são afetados pela doença. Estima-se que 20 a 25% da nossa população teve, têm ou terão um quadro de depressão em algum momento da sua vida.

Como a maioria das doenças, a depressão tem tratamentos eficazes. Porém, o estigma e a falta de informações sobre o assunto, em diversas vezes, tornam-se barreiras entre o doente e o tratamento.

DESMISTIFICANDO A DEPRESSÃO

Nossos profissionais explicam sobre a depressão nos conteúdos reunidos nesta página. Dê o primeiro passo para o tratamento, entenda e converse sobre o assunto.

Desmistificando a Saúde Mental
Tristeza e Depressão: Como diferenciar?

Blog

ver mais postagens +