Blog / Notícias

CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA E RESSOCIALIZAÇÃO

Notícias 30/07/2019

Repensar o consumo e as formas de descarte de resíduos é uma prática de consciência ecológica. Pensando nisso o Holiste Dia recebeu as engenheiras ambientais Wendy Wicks e Vitória Carvalho para falar sobre o tema, como estratégia de ressocialização dos pacientes.

A ação faz parte do grupo Divirta-se, atividade terapêutica que tem o objetivo de realizar uma abordagem mais dinâmica com os pacientes, onde a saúde mental é trabalhada através de um tema que potencialize sua ressocialização.

Geralmente, os temas abordados no Divirta-se são escolhidos pelos próprios pacientes, que manifestam seu interesse por determinado tema e, após essa etapa, a equipe do Holiste Dia busca parceiros externos, que são especialistas no assunto, para ministrarem atividades junto aos pacientes.

 

Sustentabilidade e participação social

A palestra teve como título “Os resíduos e seus impactos ambientais” e abordou a importância de colocar em prática questões relacionadas à consciência ecológica, que permite a construção de hábitos mais conscientes de consumo, de descarte do lixo, da preservação da natureza e do próprio espaço de convívio urbano.

Neste contexto, o objetivo da ação é compartilhar informações e conhecimentos sobre o tema, sobretudo despertando uma postura ativa e responsável sobre o que foi discutido, promovendo a ressocialização dos pacientes.

Josefa Cerqueira, psicóloga do Holiste Dia, reforça que “as atividades do grupo Divirta-se são importantes justamente por essa troca de informações entre convidados e pacientes, saindo um pouco da relação com os terapeutas que desenvolvem as demais atividades”. Na oportunidade foi realizado sorteio de canudo de metal para os pacientes, como incentivo a hábitos sustentáveis e de respeito ao meio ambiente.

Para Lívia Brandão, coordenadora técnica HD, a iniciativa vai além do benefício aos próprios pacientes: “Além de inserir nossos pacientes na temática da sustentabilidade, assunto fundamental na sociedade contemporânea, a atividade demonstra nosso próprio compromisso com o meio ambiente. Já adotamos medidas de redução de lixo, a exemplo do consumo controlado de copos descartáveis”, afirma.

Comentários

Inscreva-se para receber conteúdo sobre Psiquiatria e Saúde Mental

Cadastrar