Blog / Notícias

Cláudio Melo e Victor Pablo | Encontros Holiste

Notícias 11/05/2017

O Transtorno de Ansiedade será o tema discutido pelo psiquiatra Victor Pablo e pelo psicólogo Cláudio Melo no Encontros Holiste de junho.

O Encontros Holiste é um evento gratuito voltado para familiares e cuidadores de pessoas com transtornos mentais, com o objetivo de conversar sobre cuidados em saúde mental.  O evento acontece no dia 21/06 (quarta) às 19h, no auditório da Holiste.

As vagas são limitadas e as inscrições gratuitas, devendo ser realizadas através do site: encontros.holiste.com.br

TRANSTORNOS DE ANSIEDADE

Os transtornos de ansiedade são caracterizados pela “preocupação excessiva” ou “expectativa apreensiva” em relação a um evento, onde esse sentimento manifesta-se de forma desproporcional à situação e persiste por longos períodos, causando sofrimento físico e emocional, a ponto de interferir nas atividades cotidianas do indivíduo.

Os principais Transtornos de Ansiedade são: Síndrome do Pânico, Fobia Específica, Fobia Social, Estresse Pós-Traumático, Transtorno Obsessivo-Compulsivo e Distúrbio de Ansiedade Generalizada.

As características dos transtornos de ansiedade e a forma de tratá-los será o assunto da palestra do psiquiatra Victor Pablo, com o tema “PÂNICO, FOBIAS E ANSIEDADE GENERALIZADA”.

“Para o diagnóstico ser confirmado, é necessário que os sintomas estejam presentes durante semanas ou meses, causando sofrimento, incapacitação ou risco de exposição física, moral ou financeira.

Os ataques de pânico, a timidez patológica, o imediatismo ansioso, preocupações excessivas, checagens excessivas, perfeccionismo, medo de lugares públicos e flashbacks de eventos horríveis são algumas das alterações centrais em transtornos ansiosos”, explica o psiquiatra.

QUANDO TRATAR A ANSIEDADE?

A ansiedade é um estado emocional de apreensão, uma reação normal do ser humano diante de situações que podem provocar dúvidas ou expectativas.  Diariamente, vivenciamos situações que provocam respostas emocionais variadas.

Como podemos lidar com as angústias do dia-a-dia, antes que elas se transformem em patologia? O psicólogo Cláudio Melo irá tratar sobre o assunto na palestra “QUANDO TRATAR A ANSIEDADE?

“Quando uma pessoa está submetida a situações de perigo, ela normalmente reage com ansiedade de forma a se preparar para defender-se ou fugir. A ansiedade, nesse caso, serve como o sinal de alerta.

Contudo, há casos em que a ameaça não é visível ou reconhecível, ela é psíquica, ou seja, ela se origina de fatores emocionais e inconscientes. Nessa situação, o que sentimos é angústia, um tipo de afeto similar a ansiedade, porém, sem um objeto reconhecível.   Nesse contexto, a psicoterapia vai ajudar o indivíduo a compreender seus comportamentos e conseguir lidar com eles de forma mais efetiva”, esclarece o psicólogo.

 

 Saiba mais sobre a ANSIEDADE, TRANSTORNOS DE ANSIEDADE E SÍNDROME DO PÂNICO.

Comentários

Inscreva-se para receber conteúdo sobre Psiquiatria e Saúde Mental

Cadastrar