Blog / Dúvidas

O que é Cetamina ou Ketamina?

Dúvidas 19/03/2013

O que é cetamina?

A cetamina, também conhecida como quetamina ou ketamina, é um anestésico, com aplicação hipnótica e aspecto analgésico, foi aperfeiçoado a partir da década de 60. A cetamina foi examinada por possuir forte resultado antidepressivo, conquistando inéditos estudos a respeito da doença que atingi 10% da população mundial, ou seja, quase 1,4 bilhão de pessoas.

 

Para que serve a cetamina?

Em pouco mais de 10 anos, pesquisadores dos EUA, desvendaram que em doses mínimas, a droga favorece conforto à pacientes em quadro depressivo. Em estudos iniciais, 70% dos pacientes eram resilientes à quase todas as formas de tratamento antidepressivo apresentaram melhorias, tempo após admitirem doses endovenosas da cetamina.

A cetamina se apresentou eficaz também no tratamento de pacientes resistentes á medicação antidepressiva, quantidade que pode chegar a 30% dos pacientes com diagnóstico de depressão. Sendo assim, os pacientes com disposição ao suicídio, somente obtinham resultados, após semanas de início dos tratamentos com antidepressivos convencionais.

 

A cetamina já esta aprovada para o uso clínico?

O tratamento com cetamina para pacientes com o diagnóstico de bipolaridade ainda apossui caráter experimental, todavia, a cetamina já foi aprovada como anestésico, sendo que a sua prescrição poderá ser efetuada para outros fins. Entretanto torna-se fundamental ressaltar que o tratamento com cetamina endovenosa é um procedimento medico especializado e somente deve ser indicado por um médico habilitado para tal.

 

Qual o método de administração da cetamina?

O procedimento consiste em uma aplicação endovenosa de cetamina (ketamina) em doses subanestésicas, sob a orientação de um médico psiquiatra e um anestesista em ambiente com monitorização hospitalar. A aplicação de cetamina pode ser realizada ambulatorialmente ou com o paciente internado.

 

Qual deve ser a frequência das aplicações de cetamina?

Na maioria dos casos, uma única aplicação de cetamina é suficiente para reduzir significativamente os sintomas depressivos e proporcionar alívio e conforto ao paciente em poucas horas, entretanto em algumas situações, aplicações subsequentes podem ser necessárias, neste caso, as sessões aconteçam em quantidade e frequência determinadas pelo psiquiatra do paciente ou pelo responsável médico pelas aplicações.

 

Quais os exames necessários para a realização da aplicação de cetamina?

Anteriormente ao início tratamento o paciente deverá realizar uma consulta de avaliação e solicitação dos exames pré-procedimento, com o psiquiatra responsável pelo procedimento. Os agendamentos são feitos na nossa recepção.

 

 

Comentários

Inscreva-se para receber conteúdo sobre Psiquiatria e Saúde Mental

Cadastrar