Agenda sua consulta
Agende sua Consulta

“Envelhecer com Dignidade” – Jornada Baiana de Geriatria e Gerontologia em Salvador

Nos dias 22 e 23 de maio aconteceu em Salvador a Jornada Baiana de Geriatria e Gerontologia organizada pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.

Este ano a jornada teve como tema “Envelhecer com Dignidade” e contou com a presença de profissionais renomados e experientes na área do envelhecimento, sendo discutidos temas gerais acerca do processo de envelhecimento humano com uma abordagem multidisciplinar.

O foco principal do evento foi manter os profissionais da saúde atualizados e unidos na busca de conhecimento de ponta, que lhes permita atender cada vez melhor as demandas do público da terceira idade. Foram discutidos avanços clínicos, científicos e tecnológicos, além da troca de experiências dos participantes que puderam debater sobre como promover ao indivíduo um envelhecimento ativo.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, projeções estatísticas apontam que em 2025, o Brasil ocupará o sexto maior contingente de idosos. Com cerca de 32 milhões de pessoas com 60 anos ou mais de idade, este dado reforça a necessidade de uma atenção maior a este público que vem se destacando na pirâmide etária do Brasil.

Michelle Campos, terapeuta ocupacional e gerente técnica do Espaço Holos que participou do evento, afirma que alguns dados colocados em pauta foram bastante relevantes: “ A prevalência da depressão na população idosa, o reconhecimento da necessidade do tratamento medicamentoso associado a terapias não medicamentosas e a importância da manutenção da capacidade funcional do idoso foram alguns dos aspectos levantados e que devemos considerar”. Foi ressaltado ainda que é imprescindível a orientação dos familiares e cuidadores neste processo.

No Espaço Holos buscamos promover uma assistência de qualidade ao público da terceira idade, já que este requer cuidados e necessidades específicas. Nossa equipe de profissionais multidisciplinar é formada por psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais, educador físico, nutricionista e enfermeiros que se preocupam com a patologia de cada paciente e avaliam o melhor tratamento. Nossas atividades, individuais ou em grupo, incluem ações educacionais para a adoção de uma rotina com hábitos saudáveis, uma alimentação adequada e prática de atividades corporais.